Como Trocar as Cordas de um Violão II

9.Aperte o nó e encaixe a corda na fenda correta.



10.Com o indicador da mão direita pressione a corda contra o braço do violão para que ela não fique
 frouxa enquanto começar a apertar.

11.Comece a girar a cravelha tomando cuidado para que o nó não se desfaça. Se isto ameaçar a
acontecer puxe a ponta da corda para refazer o nó.

12.Apoie o violão na perna e continue pressionando a corda com o indicador da mão direita para que ela se mantenha esticada enquanto gira a cravelha.

13.Conforme a corda vai sendo enrolada ela vai se deslocando para a borda lateral. Se a corda for muito grande ela começará a se enroscar. Para evitar isto pare de girar a cravelha um instante e solte o indicador da mão direita. Sem deixar afrouxar o pedaço que já foi enrolado, com a mão direita levante a corda para que ela comece a se enrolar sobre o pedaço já enrolado, formando uma segunda camada. A partir daí a corda começará a se enrolar indo em direção à outra borda lateral. Volte a prender o indicador da mão direita contra o braço do violão.


14.Pronto. Pode começar a próxima corda. Note que cada cravelha se destina a uma corda específica. Se você inverter as três primeiras cravelhas e as três últimas você só vai perceber o erro quando tentar afinar o violão.
Siga o esquema abaixo e não haverá erro.


15.Veja a outra extremidade como deverá ficar.


16.E olhando por trás fica assim:


Pronto. Agora é só afinar. Um lembrete: cordas recém trocadas desafinam com facilidade. Neste caso é preciso afinar o violão com uma freqüência maior até que as cordas se estabilizem.